INSS libera ao segurado acesso digital ao laudo emitido na perícia médica


O laudo emitido pelo perito do INSS na avaliação médica presencial para a concessão de diversos benefícios, tais como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, salário maternidade, BPCs e outras demandas que envolvam a saúde física e emocional do segurado, é um documento que apresenta o parecer conclusivo do estado de saúde quando o mesmo entra com um requerimento de solicitação por alguma incapacidade temporária ou definitiva, a depender de cada situação.

É de conhecimento do segurado que busca por algum dos seus direitos relacionados a sua saúde, que mesmo tendo levado no dia da perícia todos os documentos comprobatórios da sua incapacidade, tais como: relatório médico, atestado, exames, receitas e outras comprovações, ainda assim o perito(a) da Previdência Social, tem uma outra leitura do diagnóstico e por vezes indeferem o pedido de afastamento ou ainda conceda por um período muito aquém do real problema de saúde do paciente, levando os segurado a cansativos e burocráticos pedido de prorrogação, onde são submetidos novamente a mesma tormenta de uma nova perícia.

Quando essas solicitações de auxílio por incapacidade são negadas pelo INSS, resta ao segurado dois caminhos para reverter a não concessão do benefício: entrar com um recurso de 1a instância na própria Previdência Social, ou ainda uma ação na justiça. No caso de ação judicial, é necessário que o segurado tenha em mãos todos os documentos apresentados durante a perícia médica presencial no INSS, mais o laudo emitido pelo médico durante a perícia, onde o seu pedido foi indeferido.

Antes, para o segurado obter o laudo médico emitido pelo perito do INSS, era preciso agendar a retirada presencial desse documento em uma das agências da Previdência Social. Agora, o INSS colocou à disposição do segurado a solicitação e retirada desse importante documento pela internet, de forma rápida e sem burocracia, através do site ou do aplicativo Meu INSS, seguindo os passos na demonstração abaixo.

De posse do laudo médico emitido pelo perito do INSS, o segurado tem oficialmente uma posição de qual a percepção que esse servidor teve para a concessão ou o indeferimento do pedido do benefício. Lembrando que na sua grande maioria os peritos do INSS são médicos generalistas e por não dispor de especialidade no problema de saúde do segurado examinado, estão sujeitos a emitir parecer divergentes do quadro real de saúde apresentado nos relatórios médicos elaborados pelos profissionais que acompanham os pacientes e suas patologias.

VEJA COMO SOLICITAR O LAUDO MÉDICO

Após logar no site ou aplicativo Meu INSS, com seu CPF e senha, siga conforme abaixo:

                     Primeiro passo:

                     Segundo passo:

                     Terceiro passo:

SAIBA MAIS 👉 QUEM SOMOS

SEGUIR 👉 TWITTER  INSTAGRAM  FACEBOOK

Comentários

MAIS LIDAS:

Com fraudes e filas, INSS continua tratando segurados com descaso e humilhação

Saiba quem somos e qual o nosso objetivo

Modalidade com garantia simplificada, o e-consignado pode facilitar e baratear o crédito popular no Brasil

A saúde pública no Brasil precisa sair da UTI e cumprir com seus reais objetivos

Fila no INSS volta a crescer com quase 2 milhões de segurados na espera

Defasagem em aposentadorias acima do mínimo empobrece segurados do INSS

ANS lança proposta para Planos de Saúde por até R$ 100 reais

Como inflação alta corroi renda dos aposentados

Previdência aumenta prazo do consignado do INSS para 96 meses

Entenda a importância da Previdência Social na vida dos brasileiros