Fraudadores hackeiam sistema do INSS e concedem auxílio-reclusão a pessoas livres



Hacker e mais quatro comparsas foram presos em flagrante quando tentavam sacar o benefício

O benefício tem o valor máximo de um salário-mínimo e é pago apenas aos dependentes do preso, que já pagavam a Previdência Social antes da reclusão, e enquanto o segurado estiver recolhido à prisão.

A Polícia Federal prendeu na terça-feira (25/04) cinco pessoas por participação em uma fraude do auxílio-reclusão. Eles foram flagrados enquanto tentavam sacar o benefício.

A fraude foi detectada pela Força-Tarefa Previdenciária, que reúne o Ministério da Previdência Social, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal no combate a crimes contra o sistema previdenciário.

Um hacker teria furtado dados de matrícula e senha de um servidor INSS para emitir e reativar centenas de benefícios de auxílio-reclusão referentes a pessoas que não estão presas.

LEIA MAIS:

Nessa terça-feira, dia marcado para liberação do dinheiro no Pará, cinco pessoas foram interceptadas em uma instituição financeira em Belém, onde sacariam o dinheiro.

Segundo a PF, o prejuízo evitado apenas nesses dois benefícios de auxílio reclusão fraudados foi de cerca de R$ 230 mil, pois o valor seria recebido como pagamento retroativo. Os presos ao fazer o saque, porém, só receberiam R$ 5 mil; o restante seria dividido entre os demais integrantes da rede criminosa, que pode ter participantes em vários Estados.

As prisões foram pelos crimes de estelionato e associação criminosa. Os envolvidos foram presos em flagrante, os seus celulares foram apreendidos e o caso continua a ser investigado pela Polícia Federal, no Pará.
Benefício

O auxílio-reclusão é um benefício pago apenas aos dependentes do segurado do INSS que seja de baixa renda e que esteja cumprindo prisão em regime fechado ou semiaberto.

O benefício tem o valor máximo de um salário-mínimo e é pago apenas aos dependentes do preso, enquanto o segurado estiver recolhido à prisão.


SEGUIR》TWITTER - INSTAGRAM - FACEBOOK

Comentários

MAIS LIDAS:

Para ajudar a aquecer economia em 2024 governo antecipa 13º do INSS

Peritos do INSS anunciam fim da greve com retorno imediato ao trabalho

Ministro da Previdência Social diz que revogação da reforma do sistema será analisada ainda em 2024

Tempo de espera no INSS para pedidos iniciais cai para 47 dias, mas recursos ficam em fila por meses

Delegado da PF que fraudou 400 inquéritos contra INSS e Tesouro Nacional por propina, tem aposentadoria cassada

Como funcionam as regras de transição após a reforma da Previdência Social

Funcionários da Caixa Econômica Federal anunciam greve em todo o país

Segundo dados do CNJ há mais de 13 mil processos contra o INSS por cobranças indevidas em aposentadorias e pensões

Saiba quem somos e qual o nosso objetivo

Lupi diz que 'fila vergonhosa' no INSS reclamada por Lula em discurso de posse, nunca vai acabar