Como e quando devo pedir a revisão da aposentadoria no INSS?



Os aposentados do INSS têm até dez anos para solicitar a revisão do pagamento. Esse período começa a contar um mês após a concessão do benefício. A espera pela revisão da aposentadoria no INSS pode ser de meses ou anos.

A outra opção é pela internet no site ou aplicativo Meu INSS. No pedido online é possível enviar os documentos pelo celular ou computador. Para isso, basta tirar a foto ou, se preferir, scanner, por meio de uma impressora.

Quem for fazer o pedido pelo telefone deve entregar os documentos que comprovem o direito à revisão nas agências. Para isso, basta depositar o envelope nas urnas que existem nas unidades de atendimento. Porém, é preciso saber que o agendamento é obrigatório.

Antes de fazer o pedido de revisão da aposentadoria no INSS, os advogados especializados em Previdência, recomendam que o segurado que desconfia de pagamento errado consulte a carta de concessão e a memória de cálculo da aposentadoria.

Além disso, é possível verificar o processo administrativo de concessão. Esse deve ser solicitado diretamente no INSS. Com o documento em mãos é possível conferir o que foi considerado para a concessão da aposentadoria.

Dessa maneira, é com esse documento que é possível verificar algum período de trabalho que ficou fora do cálculo. Só sabendo exatamente o erro, e tendo como comprovar é que o segurado deve entrar com o pedido de revisão.

Dessa maneira, poderão ser usados cópias das carteiras de trabalho antigas, de holerites, de PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), ou qualquer outro documento oficial que confirme o direito a correção monetária da aposentadoria.

Para fazer tudo isso, a análise do valor concedido e solicitação de revisão não é preciso de advogado. Porém, dependo da situação, é indicado que recorra a um defensor para orientar e realizar o pedido com mais precisão.


SAIBA MAIS 👉 QUEM SOMOS

SEGUIR 👉 TWITTER  INSTAGRAM  FACEBOOK

Comentários

MAIS LIDAS:

Com fraudes e filas, INSS continua tratando segurados com descaso e humilhação

Saiba quem somos e qual o nosso objetivo

Modalidade com garantia simplificada, o e-consignado pode facilitar e baratear o crédito popular no Brasil

A saúde pública no Brasil precisa sair da UTI e cumprir com seus reais objetivos

Fila no INSS volta a crescer com quase 2 milhões de segurados na espera

Defasagem em aposentadorias acima do mínimo empobrece segurados do INSS

ANS lança proposta para Planos de Saúde por até R$ 100 reais

Como inflação alta corroi renda dos aposentados

Previdência aumenta prazo do consignado do INSS para 96 meses

Entenda a importância da Previdência Social na vida dos brasileiros