Como e quando devo pedir a revisão da aposentadoria no INSS?



Os aposentados do INSS têm até dez anos para solicitar a revisão do pagamento. Esse período começa a contar um mês após a concessão do benefício. A espera pela revisão da aposentadoria no INSS pode ser de meses ou anos.

A outra opção é pela internet no site ou aplicativo Meu INSS. No pedido online é possível enviar os documentos pelo celular ou computador. Para isso, basta tirar a foto ou, se preferir, scanner, por meio de uma impressora.

Quem for fazer o pedido pelo telefone deve entregar os documentos que comprovem o direito à revisão nas agências. Para isso, basta depositar o envelope nas urnas que existem nas unidades de atendimento. Porém, é preciso saber que o agendamento é obrigatório.

Antes de fazer o pedido de revisão da aposentadoria no INSS, os advogados especializados em Previdência, recomendam que o segurado que desconfia de pagamento errado consulte a carta de concessão e a memória de cálculo da aposentadoria.

Além disso, é possível verificar o processo administrativo de concessão. Esse deve ser solicitado diretamente no INSS. Com o documento em mãos é possível conferir o que foi considerado para a concessão da aposentadoria.

Dessa maneira, é com esse documento que é possível verificar algum período de trabalho que ficou fora do cálculo. Só sabendo exatamente o erro, e tendo como comprovar é que o segurado deve entrar com o pedido de revisão.

Dessa maneira, poderão ser usados cópias das carteiras de trabalho antigas, de holerites, de PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), ou qualquer outro documento oficial que confirme o direito a correção monetária da aposentadoria.

Para fazer tudo isso, a análise do valor concedido e solicitação de revisão não é preciso de advogado. Porém, dependo da situação, é indicado que recorra a um defensor para orientar e realizar o pedido com mais precisão.


SAIBA MAIS 👉 QUEM SOMOS

SEGUIR 👉 TWITTER  INSTAGRAM  FACEBOOK

Comentários

MAIS LIDAS:

Para ajudar a aquecer economia em 2024 governo antecipa 13º do INSS

Peritos do INSS anunciam fim da greve com retorno imediato ao trabalho

Ministro da Previdência Social diz que revogação da reforma do sistema será analisada ainda em 2024

Tempo de espera no INSS para pedidos iniciais cai para 47 dias, mas recursos ficam em fila por meses

Delegado da PF que fraudou 400 inquéritos contra INSS e Tesouro Nacional por propina, tem aposentadoria cassada

Funcionários da Caixa Econômica Federal anunciam greve em todo o país

Saiba quem somos e qual o nosso objetivo

Como funcionam as regras de transição após a reforma da Previdência Social

O descaso vivido por uma segurada em busca dos seus direitos junto ao INSS

INSS desdenha da saúde emocional do segurado e nega auxílio-doença, mesmo com diagnóstico em relatório médico