O caminho tortuoso de quem busca pelo famigerado INSS

Ao longo dos últimos 3 anos o INSS que sempre deixou a desejar, se transformou em uma autêntica masmorra na vida de milhões de brasileiros que precisam utilizar o sistema para lançar mão de algum benefício a que tem direito. Ao abrirem seus protocolos e buscarem informação do andamento dos seus requerimentos no aplicativo, site ou 135, é comum se ouvir ou ler como resposta apenas que a sua situação continua "em análise".

Tanto os quase 36 milhões de segurados que já recebem suas aposentadorias, pensões e auxílios, quanto os outros 1,7 milhão que aguardam a meses e até anos pelas análises e conclusões dos seus requerimentos, conhecem bem o sentimento de descaso, humilhação e ilegalidades praticadas pelo INSS no dia a dia. Milhares já morreram e outros terão o mesmo destino, sem sequer verem suas demandas atendidas.

Tanto no âmbito administrativo como no jurídico, a Previdência Social age deliberadamente contra os interesses dos seus atordoados segurados, que também são seus mantenedores. Não analisa requerimentos e recursos dentro do que estabelece a Lei 9784/99, além de sistematicamente se utilizar de firulas mesquinhas para abusar no descumprimento de decisões judiciais.

Dentro do razoável, todos sabemos, que no setor público como em qualquer empresa, os resultados são fruto direta e indiretamente das gestões que conduzem o processo administrativo. Logo podemos deduzir, sem sombra de dúvidas, que a tropa é o espelho do líder. Está aí a explicação mais provável para o caos patrocinado no INSS pela condução incompetente da atual gestão a frente de todos os nossos problemas em questão.

O Reclame Aqui é uma das entidades referência da sociedade civil, e também mede a agustia dos brasileiros na sua relação com os órgãos públicos e as empresas privadas, em busca por conciliação e solução de problemas, antes de desembarcarem nos tribunais. Não é compreensível e nem aceitável que hajam 11.363 reclamações de segurados e ZERO de respostas da Previdência Social. 

Afinal, quem os dirigentes que estão no comando do INSS pensam que são?. Ou será que "a culpa é das estrelas?". Vejam abaixo uma pequena mostra da ponta do iceberg daquilo que os usuários da Previdência Social encontram pela frente quando dão entrada na solicitação de algum benefício. Para um bom entendedor, meia palavra basta. Bem vindo ao INSS.

Comentários

MAIS LIDAS:

Nova pane no Dataprev cancela milhares de atendimentos a segurados do INSS

Veja a lista com o nome dos parlamentares que aprovaram a perversa Reforma da Previdência em 2019

Saiba quem somos e qual o nosso objetivo

Governo muda forma de pagamento do seguro desemprego para usuários do benefício

INSS entra com novo recurso protelatório no STF para suspender ações da revisão da vida toda

A saúde pública no Brasil precisa sair da UTI e cumprir com seus reais objetivos

Saiba qual a importância do Laudo Médico para a perícia no INSS e o que o documento deve conter

Carlos Lupi diz que alterações na pensão por morte feitas na reforma da Previdência Social podem ser revistas

Perícia Médica inicial do INSS é substituída por atestado com o problema de saúde encaminhado pelo segurado